| Publicado em 10-10-2019 |


ACADEMIA DE LETRAS DE BIGUAÇU COMPLETA 23 ANOS E LANÇA A ANTOLOGIA 2019

 

A Academia de Letras de Biguaçu, no dia 25/09, fez uma Sessão Solene em comemoração aos 23 anos de sua fundação (fundada em 20 de setembro de 1996), além de dar início a Semana Cultural de Biguaçu.

Na oportunidade a Academia de Letras de Biguaçu lançou a Antologia 2019, que além de contar com trabalhos dos acadêmicos, traz alguns dos trabalhos dos acadêmicos mirins.

Na manhã do dia 26 de julho de 1996, Vilma Bayestorff (já falecida) e Osmarina Maria de Souza foram convidadas pela amiga Dalvina de Jesus Siqueira, para um almoço. Lá tiveram a brilhante idéia de fundar uma Academia de Letras em Biguaçu (Já haviam fundado a Associação dos Poetas, Cronistas e Contistas Catarinenses e a Academia de Letras de São José). Após muitas conversas, escolheram o lema: “O sublime é ser”. Nesta mesma reunião ficou estabelecido, dentre outras coisas, um total de 40 cadeiras e os seus respectivos patronos. Iniciaram naquele dia um grande projeto que frutificou. Hoje temos a honra de comemorar os 23 anos de fundação da Academia de Letras de Biguaçu.

A Academia conta com 40 valorosos (as) Acadêmicos (as), que contribuem com seus conhecimentos, trabalhos artísticos e literários para o engrandecimento da instituição e consequentemente da cidade de Biguaçu. As cadeiras são vitalícias, ou seja, membros novos só serão escolhidos com o falecimento de algum membro atual. Estando vaga uma cadeira, a Academia realiza uma eleição para escolha do novo membro.

A Academia conta com uma sala no Casarão Born, onde realiza suas reuniões e guarda parte do seu acervo. No local a Academia dispõe de livros para doação e empréstimos para aqueles que procurem o saber. O local está de portas abertas para alunos da rede municipal, escritores, assim como qualquer pessoa da comunidade.

No site da Academia (http://www.academiadeletrasdebiguacu.com.br), se obtém informações quanto à história da Academia, informações sobre os patronos, os atuais ocupantes das cadeiras, bem como se pode conhecer as diversas obras literárias/antologias. O site tornou possível levar o nome da Academia de Letras de Biguaçu para o mundo todo. O site possui elevados índices de acesso, além de seram oriundos de mais de 150 países.

O colunista Fernando Henrique da Silveira ocupa a cadeira 21, que tem como Patrono Jorge Lacerda.

Conheça e valorize a Academia de Letras de Biguaçu.

 

Fonte: JBFOCO / https://jbfoco.com.br/


GALERIA DE FOTOS

Fonte: ACadêmicos e JBCOCO