| Publicado em 12-12-2018 |


Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina fecha ano literário com chave de ouro

Encontro reúne convidados de mais de 50 cidades de Santa Catarina, no Restaurante Rei Netuno, em Palmas


Miguel João Simão e esposa Lú.


Presidente da Federação das Academias de Letras e Artes de Santa Catarina – FALASC, Adauto Beckhäuser e Presidente da Academia de Letras do Brasil-SC, Miguél João Simão.


Telas da artista plástica Dulcinéia Francisca Beckhäuser.


Artista plástica Dulcinéia Francisca Beckhäuser exibe suas telas.

 

VÍDEO DO EVENTO
Por: Ozias Alves

 

VÍDEO DA TV EM FOCO
(clique na imagem)

 

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS COMPLETA
NO FINAL DA MATÉRIA


Encontro reúne convidados de mais de 50 cidades de Santa Catarina, no Restaurante Rei Netuno, em Palmas


Fonte: http://www.jornalacidadesc.com.br


Organizado pelos professores Miguel João Simão e Lu Simão (foto acima), o evento ARTECULLI foi a festa que reuniu artistas de diversas cidades de Santa Catarina, na noite do último sábado, dia 8 de dezembro de 2018. O grandioso evento aconteceu nas dependências do Restaurante e Sushi Bar Rei Netuno, em Palmas.

“Ficará para a história cultural de Santa Catarina”, comentou logo no início o Escritor Manuel José Conchinha, presidente da ALBSC Microrregional  de Blumenau e Secretário Geral da instituição no estado. Manuel José, além de ser um dos homenageados, estava a representar a Madrinha da ARTECULLI 2018, a Escritora Apolônia Gastaldi.

A madrinha da ARTECULLI, é presidente do Conselho das Academias de Letras do Brasil de Santa Catarina, presidente da microrregional do Alto Vale e da Seccional de Ibirama. Autora de mais de 30 obras publicadas, distribuídas em mais de 500 livrarias por todo país, Apolônia é uma grande incentivadora da arte literária e figura de grande importância para o movimento literário da ALBSC, além de ser amiga do presidente Miguel Simão, que tem o maior carinho e respeito por ela.

O Padrinho foi Celso Leal da Veiga Junior, outro amante da cultura e benfeitor da humanidade, com sua sempre disposição de servir ao voluntariado.

Artistas de várias categorias foram homenageados com as comendas de acordo com sua linha de trabalho. Cada categoria tinha um padrinho para representar a comenda:

Na Comenda publicação de Obras 2018 o Padrinho foi o Escritor Osmar Cardoso que entregou a Comenda junto com o Organizador do evento Professor Miguel Simão para 22 Escritores que se destacaram neste ano com suas produções literárias.

Na Categoria Honra ao Mérito o Padrinho foi o Escritor Antonio Rodrigues Chagas, homenageando escritores e artistas em geral.

A Comenda Poeta Declamador Celso Souza contemplou os declamadores e os comunicadores receberam a Comenda Comunicadora Celso Leal da Veiga Junior.

A Escritora Leila Cristina Petry de Barra Velha foi madrinha da Comenda Gente que faz a ALBSC, homenageando escritores que fazem parte da lista de fundação da Academia e Escritores com destaque nas suas Seccionais.

Já escritores de outras entidades receberam a Comenda AMIGOS DA ALBSC Escritor Adauto Beckhauser.

Artistas plásticos de Santa Catarina foram agraciados com a Comenda artista Plástica Dulcineia Franscisca Beckhauser, grande artista da cidade de Florianópolis.

Outra Comenda Especial, foi a Comenda Apolônia Gastaldi, que foi entregue para entidades e presidentes de microrregiões e de Seccionais.

A festa da arte, da  cultura e da literatura, intitulada ARTECULLLi, foi uma promoção da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina.

Foram apoiados pela Editora e Gráfica Despertando Talentos de São José, e puderam contar com a parceria do cerimonialista Jedson Antonio Bento e da TV Foco do jornalista Carlos Wanderley.

Autoridades literárias falam do ARTECULLI

Foram diversas manifestações de artistas presentes e autoridades literárias que falaram sobre o evento. A Escritora e Artista Plástica Maria da Graça Fornari, que pertence a Seccional de Florianópolis da ALBSC, disse que o ano fecha com chave de ouro para a alegria de todos, pois o evento nada deixou a desejar.

A Escritora Neusa Bernado Coelho, da Academia de Letras de Palhoça, ficou impressionada com o número de pessoas e com a organização do evento. Outra feliz com a Comenda, foi a Artista Plástica Roseli Farias que recebeu a Comenda Dulcineia Francisca Beckhauser. “Eventos assim devem ser feitos em outras cidades, para a valorização dos artistas. Parabéns Professor Miguel e Professora Lu”.

Célia Ribeiro de Moraes, escritora Presidente fundadora da ADLA (Academia de Letras e Artes de Florianópolis) uma das homenageadas com a medalha Escritor Adauto Beckhauser, também sentiu-se em casa e disse que é sempre um prazer participar desses eventos. “Tenho a certeza que a ARTECULLI já é uma marca forte dentro de Santa Catarina e vai homenagear muitos artistas ainda”.

Escritoras Vera Portela, Maria Isabel Schmitt e Marta Carvalho, homenageadas com a Comenda Escritora Leila Cristina Petry, ficaram felizes em serem lembradas pelo professor Miguel para receberem a comenda.

Não foi diferente a alegria estampada nos olhos das escritoras Rosangela Calza de Florianópolis, Vanessa Denis de Imbituba, Amanda Ágatha Costa de São João Batista, Ney Santos e Karoline Furlanetto de Palhoça, Jonas Felácio de Rio do Sul e Enoi Martin Diily de Barra Velha que foram homenageadas na noite de sábado e ficaram impressionados com o número de participantes e pela organização do evento.

Ainda estavam presentes escritores da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina de Governador Celso Ramos, William Brenuvida,  Neusita Luz de Azevedo Churkin, Janice Marés Volpato e a escritora Caroline Nau Loffi natural de Biguaçu com residência em Palmas.

 

 

GALERIA DE FOTOS
Por: Adauto Beckhäuser

 

GALERIA DE FOTOS
Por: Fotoarte